sábado, 5 de janeiro de 2013

Cristianismo



Não cabe a mim, pensar desmedida e detidamente sobre algo já bastante saturado. O evangelismo em nosso país toma proporções incontroláveis. Apesar do idealismo medieval da imposição da fé pelo medo, que já foi superado até por católicos antevemos um retorno a idade das trevas, faltando para isto apenas ver pilhas de livros sendo queimados em público. Se bem que o termo queimar está com nova estampa, no sentido de proibir, levando as massas de seguidores a abrir mão do pensar próprio, em prol de seguir idealismos de pessoas nem sempre bem intencionadas, e até mesmo os que são bem intencionadas acabam repetindo em vez de pensar algo novo. Prendem em vez de libertar.
Nossa crença cristã, após fusão com o paganismo, e uma frustrada tentativa de dissolução de uma reação irreversível, no renascimento tornou-se sem identidade. Restando ao ocidental a busca desvairada de uma crença que o satisfaça espiritualmente numa confusão de conceitos tão contraditórios que os torna cada vez mais ateus do que religiosos no sentido prático. Evangélicos são materialistas ao extremo, negam a existência de vida após morte antes do juízo (final?), uma contradição atual já que o próprio cristo manteve encontro com mortos (Elias).  Se o contra argumento é que ele pode por ser o Cristo, negam que Ele mesmo afirmou que podemos fazer todas as obras que fez e ainda maiores se tivermos fé.
O espiritismo é o segmento cristão que mais se aproxima de espiritualidade no sentido prático. Aproxima-nos da nossa dimensão, espiritual não exploram seus adeptos sugando seus salários ou até o que não têm, pelo contrário ajudam e incentivam a prática de ajudar ao próximo. Pregam a evolução do homem em vez do medo. Buscam aperfeiçoamento pessoal em vez de escravizar as mentes, pregam a liberdade de pensamento. Isso o torna a doutrina dos livres pensadores ocidentais, pensadores que não necessitam receber dízimos em nome de Deus, e que pagam o verdadeiro Dizimo em forma de ajuda ao próximo. Ainda sofre muita crítica de cristãos conservadores e evangélicos temerosos que o confundem muitas vezes com religiões africanas, por ignorância, pois são proibidos de pesquisar o tema, ou não se dão ao trabalho de pensar por si.
A verdade está recôndita em todas as religiões da terra que ensinam o caminho de volta ao nosso verdadeiro ser. Cabe ao homem travar luta contra o medo, a preguiça de pensar, a falta de interesse pela pesquisa de si mesmo. Precisamos de experiências pessoais que nos liguem a nossa parte imortal, que nos despertem da letargia. Há muitos caminhos a seguir, nenhum é pior que outro, mas precisamos entender que possuímos inteligência por alguma razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário